segunda-feira, 9 de maio de 2011

Do fds...

Acima de tudo foi um turbilhão de emoções... e uma grande aventura... ou pelo menos a primeira em Angola (tirando aquelas diárias ehehehe)

Aqui nesta terra linda sabemos que temos de estar preparados para tudo e se não levarmos connosco tudo aquilo que nos pode fazer falta então temos de estar armados até aos dentes com uma atitude descontraída e de mente aberta... eu optei por esta segunda opção...

Sabem as reservas em hotéis? o mais provavel é não a terem registado...

Mas vamos por partes:
agora a história, amanhã as fotos dos locais lindissimos que vimos e da aventura que foi para chegar a eles :)

No sábado tinhamos combinado sair de Talatona às 6.30, porque até Malanje eram cerca de 450 kms e queriamos chegar antes do almoço... na realidade, saimos por volta das 9h porque o nosso amigo, que mora no condominio da empresa onde trabalha teve um pequeno atraso: chegou uma familia de expatriados a quem entregaram a chave de casa errada e para além disso, depois de terem a chave correcta descobrimos que as portas e janelas estavam com as trancas interiores... tiveram de ir buscar a chave da empregada que morava a mais de uma hora de distância. Resultado, entre estar com a simpática sra. e as duas filhotas e sair foram cerca de 2h...e aí fomos nós...

Esta viagem, para todos nós, por diferentes motivos tinha uma carga emocional grande a acompanhá-la... eu na realidade nem sei bem de que ia á espera depois de ter passado tantos anos a ouvir o meu pai falar de Malanje.... quanto à I. parte da familia viveu lá até terem de ir para Portugal - no meio de tudo isto estávamos as duas à procura de vestígios...e nem sei bem de quê...

Nada a assinalar entre Talatona e a Estrada de Catete... Chegámos a N'Dalatando na boa, é um sitio muito giro e tínhamos combinado aí almoçar... Chegamos ao Hotel/Restaurante onde era suposto almoçarmos deviam ser 12.30 - segundo os empregados o restaurante abria às 12.30.... e às 13h ainda nada.... decidimos ir embora e continuar a viagem.... levámos mantimentos por isso... sem maka...

Tinhamos combinado passar pelas Quedas de Kalandula na ida e passar por Pongo-Dongo no regresso e por ísso aí fomos nós em direcção às Quedas... passámos por Cacuso,  Cota (nem sei qual primeiro) e o que vos posso dizer das Quedas de Kalandula (ou Duque de Bragança, como queiram) é que são fabulosas!! A paisagem é fabulosa e só me consigo lembrar dos afortunados que puderam passar uns dias naquela pousada da qual restam apenas as paredes...

Passámos pelo Morro da Binda e a quantidade de camiões e autocarros virados do avesso é impressionante... a montanha tem uma inclinação acentuada e é referida na internet devido ao numero de acidentes que lá ocorrem... entretanto nós também deviamos ter visto antes na net que aquela zona as estradas estao a ser feitas ou melhoradas... e assim ja sabiamos o que nos esperava.... com a estrada a ser feita, restava-nos um caminho, ao lado e pararelo onde passavam os camiões das obras... o pó era tanto que parámos muita vez, com os piscas ligados e a apitar porque nao se via nada... nem sei o que prefiro - se o pó onde um camião nos pode levar à frente porque não nos vê, ou se aquela estrada com chuva.... enfim...

Foi uma aventura...

Passadas 7 horas, chegamos a Malanje...

Em Malanje não encontrávamos o Hotel - a Residencial Don Fausto, os policias não sabiam onde era... as pessoas na rua também não até que fomos perguntar na esquadra e lá demos com aquilo... chegamos à recepção e surpresa das surpresas - não tinham a reserva... e só tinham 1 quarto... nós eramos 4 adultos, 1 criança e 1 yorkshire terrier... yap...

Resolvemos tentar a nossa sorte no Hotel que era, supostamente o melhor da cidade... O Palanca Negra... chegamos ao Hotel e sorte das sortes, tinham quartos... pudera.... o Hotel fechava ontem e hoje começa a ser demolido......... pois....
E de facto, já foi um belo Hotel mas agora está demasiado degradado, ao ponto de os donos estarem a construir um novo hotel e nem deixam o Palanca aberto - está de facto em mau estado... mas os preços eram os mesmos...

Enfim, chegámos ao Hotel 1h depois de ter chegado a Malanje... combinámos encontrarmo-nos dali a 1h para jantar....
Ás 19h vamos para o restaurante do Hotel mas as opções não eram do nosso agrado e o facto de o P. ter sido "atacado" por um gafanhoto nao ajudou... perguntámos na recepção qual o restaurante que recomendavam e segundo o que nos disseram seria o Triangulo... lá fomos nós mas a coisa nao correu bem... e decidimos procurar outro... perguntámos ao empregado do Triangulo se sabia de outro restaurante... o P. nestas coisas tem sentido de aventura e ainda pensámos que pudesse correr mal mas não... fomos dar ao Kapri, na av. principal, propriedade do Sr. Adérito Téte, um português que mora em Angola há mais de 60 anos... as suas histórias de outros tempos são maravilhosas...

Entretanto, depois de um belo jantar, a ver as noticias de Portugal, regressamos ao Hotel e cama porque o cansaço era mesmo muitoooooooooooo.

De manhã, já de pequeno almoço tomado e depois de o Tommy cair na piscina, pois... andámos pela cidade a tirar umas fotos e a tentar imaginá-la, há 30 anos atrás com os seus belos jardins e os seus belos edificios...

Aquela cidade, outrora, acredito eu, um paraiso no meio do daqueles montes e vales e terra plana coberta de vegetação, é agora quase um fantasma do que foi...mas sem dúvida que os habitantes são muito mais afaveis que nesta cidade de Luanda. Mas de facto, olhar para as fotos dos anos 60 e 70 e ver aquilo hoje cria no coração uma certa tristeza...

Mas, adiante, e depois de quartos sem ac ou luz, gafanhotos nos restaurantes, kms de carro em terra batida, sem rede de telemovel, (nada muito complicado), partimos a caminho de Pongo Dongo, no regresso a casa. Se as Quedas da Kalandula são maravilhosas, as pedras negras e altas são também fabulosas.
As fotos não fazem justiça a estes dois lugares lindos!!

Bem, depois desta visita, partimos supostamente por um caminho melhor que o do dia anterior... pois... e foi até certo ponto... até à placa que dizia "DESVIO"... só nos lembrámos do que passámos... mas já que estávamos ali... não íamos voltar para trás...
E lá viemos nós, pela estrada feita pelos camiões das obras que estão a construir a estrada, ainda em pior estado que a do dia anterior... e aqui foram horas e horas nesta estrada... a sorte é que aqui circulavam poucos carros e o pó levantado não era assim tanto...
o problema é que estavamos a andar há horas, no meio do nada a nao ser montes, vales e uma vegetação alta e muito verdinha, onde as bananeiras predominavam... ainda nos aventurámos a apanhar uma e aí viemos nós carregadinhos de bananas :)
andámos horas e horas nesta estrada provísória sem rede de telemovel e acima de tudo sem saber onde ia dar.... a apreciar a paisagem e o rio Kwanza lá ao fundo quase imperceptivel... temos filmes e fotos fantásticas...
as aldeias que encontravamos não são nada como na cidade: não se vê lixo no chão e é tudo muito organizado... são mais as cabras que vemos a pastar, e as galinhas que as pessoas, e estas, poucas que se veêm são simpaticas e acenam à nossa passagem...
entretanto lá encontrámos uns condutores de camiões que nos disseram que estavamos a cerca de 1h do asfalto... mas sabem como é... angolano a precisar tempo não é de confiar segundo o meu motorista... mas de facto, depois de 1h ali estava o alcatrão... num cruzamento sem qualquer placa... e um policia...

parámos para perguntar ao policia para onde era Luanda... lá nos disse que era para a esquerda, mas que de noite ia fazer frio e se não tinhamos nada para o aquecer... fazia muito frio de noite... mas nós só tinhamos coca-cola ou agua e por isso lá ficou com a cola...

a partir daqui foi só andar... a caminho de casa.... onde chegámos, 8h depois de ter saído de Malanje...

confesso que lá no meio das serras eu já me estava a preparar para passar a noite num hotelzito qualquer, longe de casa e regressar a Luanda hoje de manhã.... mas não foi preciso....
o cansaço ontem, à chegada já pesava de uma maneira... que foi um  belo de um banho e cama...

Desta viagem ficou muito coisa... as paisagens são maravilhosas, quem a fizer prepare-se para uma pequena aventura, as pessoas são muito simpáticas nas provincias, e Malanje, para quem como eu viu fotos dos anos 70, ou quem lá morou, decepciona um bocadinho... reconhecemos a construção portuguesa na maior parte das casas, até mesmo nas pequenas cidades que encontramos no caminho, vemos as piscinas outrora de agua fresca e reluzente cheias de lixo...  as casas degradadas, enfim...

Mas é uma viagem fabulosa!!!