sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Timor Leste - 12 de Novembro de 1991

Foi há 19 anos que o mundo “acordou” para uma realidade, até então, escondida. Naquele dia 12 de Novembro de 1991, muitos estudantes deslocaram-se à missa do jovem Sebastião Gomes. Depois o destino foi o cemitério de Santa Cruz.


O que realmente aconteceu

12 de Novembro de 1991, presença em massa de estudantes na missa em honra do jovem Sebastião Gomes (semanas antes, este mesmo jovem fora assassinado pelas tropas indonésias, durante uma vigília, junto à Igreja Motael). Após a missa rumaram até à sua campa, no cemitério de Santa Cruz, em Díli. E foi aí que aconteceu o massacre.

Soldados indonésios dispararam indiscriminadamente sobre a multidão que se manifestava no cemitério. O que mais se retém das imagens televisivas é, entre muitas outras, o som das sirenes e o rapaz ferido a esvair-se em sangue, ajudado por um amigo. Além do som das metralhadoras, é também audível as orações dos sobreviventes do massacre. E gritos, muitos gritos. 271 mortos, 278 feridos e 270 desaparecidos.




Eu na altura tinha 13 anos, apercebi-me do impacto, mas não me apercebi da dimensão da tragédia. O que o povo sofreu antes (e depois) deste dia.

Ainda guardo o cd:

“Maubere” de Rui Veloso


Hold on proud Maubere
You're not alone so don't despair
Hope is older than you and me
Sooner or later you will be free



As imagens desta tragédia deixaram o Mundo em estado de choque. E como dizia parte do refrão, “mais cedo ou mais tarde serão livres”. E nada voltou a ser como era antes.
 
In Sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário