segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mosteiro de Alcobaça

Encontrei esta informação num site da net da região...




"A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, também conhecida como Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é uma das obras-primas da arquitectura e história Portuguesa, classificada pela UNESCO como Património Mundial, considerada mesmo uma das mais importantes abadias Cistercienses Europeias.


Doada pelo primeiro rei Português, D. Afonso Henriques, a Bernardo de Claraval, as obras de construção da Abadia iniciaram-se em 1178, sendo a primeira obra verdadeiramente em estilo Gótico, erguida em solo português. Os seus traços gerais enquadram-se no rigor, austeridade e pureza das formas construtivas do espírito de S. Bernardo, que se devotava à oração, penitência, renúncia aos bens materiais e trabalho manual, em constante comunidade e no mais absoluto silêncio.


Do conjunto monástico fazem parte a Igreja com planta em cruz latina, e três claustros seguidos, de dois andares. Recentemente foi descoberta a existência de um quarto claustro que terá sido destruído aquando o grande terramoto de 1755.


De grande destaque é o Deambulatório, a Sala do Capítulo, a Sacristia, a Capela das Relíquias, o Parlatório, o Dormitório, a Sala dos Monges, o Refeitório, a Cozinha Velha e Nova, os túmulos de D. Afonso II (1185-1123) e D. Afonso III (1210-1279) e os muito famosos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, naquela que é considerada uma das mais trágicas histórias de amor de Portugal.




D. Pedro e D. Inês de Castro


O príncipe D. Pedro (1320-1367), casado com D. Constança Manuel, perde-se de amores por uma das aias de sua mulher, a castelhana Inês de Castro. Após a morte de D. Constança, o rei assume publicamente o seu amor por D. Inês, passando a viver maritalmente com esta, nascendo desta relação três filhos. A relação foi condenada pelo pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV, condenando à morte, em 1335, D. Inês, por alegada traição ao reino.


Após subir ao trono D. Pedro I levou a cabo a missão de vingança, condenando com violência todos os culpados e envolvidos na morte da sua amada, decretando também D. Inês como rainha de Portugal.


D. Pedro ordenou a construção do seu túmulo e da sua amada, transladando os restos mortais de D. Inês para o Mosteiro de Alcobaça, constituindo hoje uma das maiores esculturas tumulares da Idade Média no País.


O Rei determinou no seu testamento que, aquando a sua morte, os túmulos deveriam ser colocados de modo a que no dia do juízo final, quando os dois apaixonados ressuscitassem, se olhassem olhos nos olhos.


Hoje em dia estes túmulos são visitados por muitos apaixonados, muitos no próprio dia do casamento, dizendo-se que quem jura fidelidade a este amor, vê a eternidade do seu próprio. " - espero que sim!!!



Posso dizer-vos que foi aqui o momento mais bonito da minha vida, até hoje. Foi a 23 de Junho de 2007.

Sempre disse que seria aqui o meu casamento. E assim foi! Só faltou a Fernanda e o Martinho! :)

È bonito, não é?

Se é verdade que todo o dia foi em si magnífico, correu tudo muito bem, também é verdade que tive a ajuda preciosa dos melhores profissionais que conheço. Por isso, e como até hoje acho que não lhes agradeci publicamente, aqui ficam os nomes de quem me ajudou a tornar este dia muito, mas mesmo muito bonito:

FOTO JARDIM - Caldas da Rainha (fantásticos!!!!!)
O Talego Salão De Banquetes - Rio Maior (Muito obrigado!!!)
Casa das Noivas Belina - Alcobaça (foi um sonho tornado realidade)
Florista "O trevo" - Alcobaça (Fabuloso!!)
Pastelarias Pires - Leiria (o bolo era divinal!)
A minha especial "Soca Papelaria" - Maiorga (vocês são fenomenais!!)
Miguel e Tatiana - Torres Vedras (Vocês sabem que são fantásticos!)
Cabeleireiro Paula & Luísa - Alcobaça (foi uma aventura!! ehehe)

Acho que me estou a esquecer de alguém... e por isso peço desculpa! Não é por mal!

Queria apenas deixar um agradecimento especial ao Sr. Padre Francisco Cosme, que tornou aquela celebração inesquecivel e de facto muito bonita.

Foi um dia mágico! E perguntarão, porquê isto agora... coisas de gaija... saudades.... ehehehe
Eu sou daquelas que se pudesse repetia - ah pois é!!!

5 comentários:

  1. Olá Vera!
    Sim, sou de Alcobaça. Tu também?

    ResponderEliminar
  2. ok explico melhor...sou de alcobaça mas entretanto vim viver para o alto alentejo!

    big kiss

    ResponderEliminar
  3. :)

    Eu foi para Lisboa... há já 12 ou 13 anos, já nem sei... e entretanto, até Luanda... mas Alcobaça está sempre cá num cantinho do coração. Beijinhos grandes! Bom fds!

    ResponderEliminar